segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Estudantes ocupam a Prefeitura pelo Passe Livre


Nesta segunda-feira, 14 de outubro de 2013, a frente da Prefeitura de Natal foi ocupada por, aproximadamente 100 pessoas. A medida – organizada por diversos movimentos sociais – serve como resposta ao posicionamento da prefeitura depois da aprovação do Projeto de Lei que institui o passe livre para estudantes no transporte público.
Segundo o procurador Geral do Município, Carlos Castim, o prefeito Carlos Eduardo irá vetar o projeto, “será alegada usurpação de iniciativa”. Embora ele possua um prazo de 15 dias para anunciar a decisão oficialmente.
Esse projeto foi aprovado por unanimidade duas vezes na Câmara Municipal, o local onde assuntos sobre o município devem ser legislados, como é o caso do transporte coletivo.
Segundo Mara Farias, militante do Levante Popular da Juventude, “o povo não está mais interessado em desculpas burocráticas. Já faz anos que a população de Natal vai às ruas para questionar o transporte público. Todo ano o SETURN (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal) aumenta a passagem, sem nenhum aviso prévio e o povo se revolta, indo protestar. Foi assim que surgiu a ‘Revolta do Busão’ e que barramos o aumento diversas vezes. Mas já cansamos disso, queremos um projeto de transporte público que pense nas necessidades do povo e, principalmente, queremos poder ir e vir, queremos o PASSE LIVRE!”.

Depois de uma aula pública com teatro, batucada e poesias, na qual diversos profissionais qualificados e alguns vereadores explicaram a legalidade do projeto, os manifestantes e as manifestantes optaram por ocupar a rua em frente à prefeitura, até que o Prefeito Carlos Eduardo aprove o Passe Livre. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário